Setembro Amarelo

Setembro Amarelo, criado em  2015, è uma campanha de Conscientização sobre a necessidade de prevenção ao suicídio cuja proposta é associar esta cor ao  mês que marca o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio - 10 de Setembro.

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicido, gerando 800 mil casos ao ano em todo o mundo e é a segunda maior causa de morte em pessoas de 15 a 29 anos, sendo a primeira a violência.

No Brasil  foram registrados 11.433 mortes por suicídios em 2016, um aumento de 2,3% em relação a anos anteriores, sendo o maior índice entre os homens (79%), mas a maior incidência de tentativa  está entre as mulheres.

Durante as duas últimas semanas as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social (CRAS) de Conquista realizaram diversas atividades com o objetivo de promover, estimular e incentivar o diálogo sobre o tema suicídio.

10/09 - 'Caminhada pela Vida' com o apoio dos lojistas , dos alunos da APAE, Escola Municipal Dr. Prado Lopes, Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes , do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar  à Campanha Setembro Amarelo e  divulgação do 'Projeto Valor à Vida' na Escola Estadual Lindolfo Bernardes;

11/09 - Apresentação do 'Projeto Valor à Vida' na Escola Municipal Dr. Prado Lopes;

12/09 - Dia do Semeie a  Vida  - Plantio de sementes de girassol fazendo referência ao Setembro Amarelo;

14/09 - Realização do concurso de redação na Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes cujo tema foi : depressão, auto mutilação e suicídio e título: O falar é a melhor solução;

14/09 - Divulgação do 'Projeto Valor à Vida na Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Zago Sacon e  Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes (Noturno);

14/09 -Os Setores da Secretaria Municipal de Saúde e Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Zago Saccon se mobilizam na divulgação da Campanha Setembro Amarelo.