A Secretaria de Educação, preparando o retorno às atividades presenciais, organiza novas atividades para os alunos, com o objetivo de desenvolver cada vez mais as suas habilidades. Serão integradas às atividades complementares, no contraturno, as aulas de música (flauta), canto coral e xadrez.
Para tanto, foram adquiridas pela Secretaria, quarenta flautas doces Yamaha e dez mesas de xadrez. As atividades terão início ainda este ano.
A música, inserida no ambiente escolar, ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano.
A prática de um instrumento musical para o indivíduo pode ser comparada à descoberta do próprio corpo, pois o contato físico com o instrumento pode expandir a relação da pessoa com a música estimulando o gosto pela mesma, desmistificando o tabu de que apenas os bem-dotados conseguem tocar um instrumento. Nesse contexto é inserida a flauta doce estreitando o caminho da música com a prática e o fazer musical. E com isso, o aluno desenvolve, além da habilidade musical, a autoestima, a criatividade e a comunicação. Sendo assim, pode-se dizer que o uso da música no espaço escolar se faz necessário ao desenvolvimento do aluno. (MENDES, 2010, p.4)
Os estudos mostram que são muitos os benefícios que o xadrez traz ao praticante, porque trata-se de um exercício cerebral e cognitivo bastante eficiente, que estimula o funcionamento e a extensão da memória e do trabalho neuronal, como a inteligência, a atenção, a memória espaço-visual e o raciocínio.
O xadrez desenvolve muitas das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, autonomia, responsabilidade e cidadania são algumas delas.
Para o Secretário, Prof. Joaquim Oliveira, a educação precisa encantar e motivar as crianças, tendo que inovar suas práticas e métodos.