Diversas cidades brasileiras irão registrar temperaturas baixas (ou negativas) durante a esta semana e, neste período de frio intenso, os cuidados com a saúde devem ser reforçados para ajudar na prevenção de doenças.
Neste tempo é comum a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. Além disso, nos dias frios as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de gripe, resfriados e outras bactérias e viroses.
Algumas dicas para amenizar os impactos do frio intenso são:
Mantenha-se hidratado: o inverno pode ser muito seco e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas
Alimente-se de maneira saudável: é comum consumirmos alimentos mais calóricos no frio, porém não devemos esquecer que as frutas e os vegetais oferecem vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune.
Vacine-se contra a gripe: no inverno, as pessoas costumam ficar mais juntas em ambientes fechados e isso facilita a transmissão de vírus, como os da gripe, por isso a vacinação é de extrema importância.
Exercite-se regularmente: atividades físicas ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória.
Atenção aos animais: domésticos ou de criação, os animais também sofrem com o frio. Abrigue os animais em local quente, seco, arejado e fique atento aos sinais de doenças.