O Prefeito

38.195-000 – Conquista - MG

Henrique
Prefeito de Conquista -MG

Tarcizio Henrique Zago, conhecido carinhosamente por todos como Henrique, é filho de Tarcizio Augusto Zago, natural de Guaxima, e Ida Helena Zago, natural de Conquista, onde se casaram em 1977. Nasceu em 15 de setembro de 1980 em Corumbá/MS, fato que poucos sabem, pois aqui viveu quase toda sua vida.

Em busca de melhores condições, a família se mudou para Brasília, local onde já se encontravam alguns tios e seus avós paternos.
Em Brasília, nasceram suas duas irmãs mais velhas, Rita e Paula.
Seu pai, caminhoneiro na época, com a família aumentando e não conseguindo trabalho suficiente na Capital Federal, decidiu ir para Mato Grosso “tentar a vida”. A família toda acompanhou: as duas irmãs e a mãe com 7 meses de gestação. Todos dentro de um caminhão.
Chegando lá, as coisas só pioraram e eles passaram por muitas dificuldades. Assim, resolveram retornar à terra natal. Mas, a gravidez avançada de sua mãe não permitiu que iniciassem a viagem, muito longa e dentro de um caminhão.
Nasceu como dito, no dia 15 de setembro de 1980, sendo que dia 30 de setembro do mesmo, a família já estava novamente em Conquista, ocasião na qual seu avô, Francisco Zago, figura importante da história de nossa terra, era prefeito.
Chegou em sua “terra de coração” com poucos dias de vida, e aqui foi registrado e batizado pelo seu tio Padre Pedro Magalini, de saudosa memória.
Sua história é a de uma família determinada, sonhadora e em busca de melhores condições, como tantas outras famílias conquistenses.
Estudou desde os 4 anos no antigo Coleginho, com a professora “tia” Cristina Bizinoto. Depois, estudou no Grupo Escolar “Dr. Prado Lopes” e no Ginásio “Dr. Lindolfo Bernardes”.
Passou por vários momentos difíceis. Aos 9 anos, teve meningite, ocasião em que todos ficaram assustados, mas graças a Deus foi curado.
Aos 11 anos, com seu pai desempregado, foi morar na zona rural. Conta que, acordava às 4:30 da manhã para ajudar o pai a “tirar leite” e depois ia estudar. Quando chegava da escola almoçava, fazia os deveres e voltava para a rotina sacrificante da roça.
Aos 14 anos, a convite de sua tia Clemilda, foi estudar em Brasília na Pontifícia Universidade Católica – PUC. Mas, a distância e a saudade da família o fizeram voltar para Conquista.
Retornando a Conquista, trabalhou em diversos lugares: na auto elétrica do seu tio César por um tempo, e também como servente de pedreiro. Depois, na Santa Casa foi office boy, a convite da Dona Dalila.
Ingressou na faculdade em 1998, formando-se em Farmácia no ano de 2002 pela Universidade de Uberaba.
Seu primeiro emprego como farmacêutico foi na saudosa Farmácia Galeno, aqui na cidade. Pouco tempo depois, foi contratado também pela Santa Casa, nessa ocasião como farmacêutico.
Em 2003 foi aprovado no concurso da Prefeitura de Conquista, onde trabalha até os dias de hoje. Em 2008, foi aprovado também em concurso para a Prefeitura de Delta, onde trabalhou por 8 anos.
Nesse meio tempo, tornou-se sócio, juntamente com uma amiga, de uma farmácia em Delta – MG.
Henrique é um “menino de ouro”, como muitos dizem. Sempre trabalhou muito, e nunca deixou de lado o seu trabalho voluntário.
É voluntário no Lar do Idoso Nossa Senhora de Lourdes, antigo Asilo São Vicente, desde 2002, onde fez parte da diretoria por muitos anos, como: secretário, vice-presidente e depois como presidente da instituição. Além disso, atua em diversos serviços voluntários na comunidade conquistense.
Em 2012, foi eleito vereador, com expressiva votação, sendo o 4º mais votado no município. Deixa claro que tal eleição trouxe grande alegria e satisfação, uma vez que viu seu trabalho reconhecido pela população conquistense.
Henrique lembra, com muito orgulho, que é farmacêutico, funcionário público, empresário, foi vereador e hoje Prefeito de Conquista.

Fala com muito carinho de sua cidade, local onde vive toda a sua família e onde construiu sua história.

História de Conquista

Saiba mais sobre a história de conquista, da fundação a informações sócio-econômicas atualizadas clicando aqui!